O TÉCNICO RESPONDE TRAZ DICAS PARA OS ASSOCIADOS

Nesta edição o Dr. Pedro Guimarães Ribas Neto fala sobre Classificação Linear para Tipo e explica como funciona o serviço

Como a Classificação para Tipo pode ajudar no aumento da produção e sobrevivência das minhas vacas?

By Dr. Pedro Guimarães Ribas Neto | Médico Veterinário

A Classificação Linear para Tipo ou Análise da Conformação, indica quais são as características fisiológicas e funcionais que precisamos melhorar na próxima geração e que impactam a produção de leite, a sobrevivência e o conforto da vaca.

Quando analisamos o úbere na sua conformação, evidenciamos características que têm maior impacto na produção, como a altura e largura de ubere posterior. Ao analisarmos sua profundidade e úbere anterior, identificamos as vacas que poderão sair do rebanho antes de pagarem seu investimento na criação, por serem descartadas prematuramente.

Outro ponto de extrema importância é a conformação das pernas e seus pés. Vacas bem conformadas nesse conjunto, se locomovem melhor e sofrem menos pressão do ambiente e claudicação, permitindo que se desloquem mais vezes ao cocho de água e alimento,  produzindo mais leite.

A garupa nivelada, larga com lombo firme e posição adequada da articulação coxo femural, facilita sua locomoção e permite úberes bem inseridos e largos.

E por fim, ao analisar sua estrutura corporal, que chamamos de Força Leiteira, identificamos vacas fortes, profundas com grande capacidade para ingestão de forragem e mais produção leiteira. Mas todas essas características sem os quatro pilares da produção, que são: saúde, genética, manejo e nutrição, não funcionam em nenhuma parte do mundo.