Os associados paranaenses possuem vacas com a maior produção de leite no país
A premiação Recordista Nacional é ansiosamente esperada pelo mercado do leite. Dentro dos rebanhos de todo o Brasil, os associados paranaenses acabam de confirmar que possuem as vacas com a maior produção de leite no país no ano de 2023. No total foram premiadas nove fêmeas de seis produtores, sendo que cinco são do Estado do Paraná, sendo os ganhadores Fazenda Frankanna Agropecuaria Ltda, Raphael Cornelis Hoogerheide, Ronald Rabbers E/Ou Henrieta A. V. P. Rabbers, Ronald S. Elgersma E/Ou Nicolaas A. Elgersma e Teunis Jan e John Herman Groenwold.
A premiação é realizada anualmente pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Os associados reuniram-se no final de novembro na sua sede, em Castro para receber a honraria.
Segundo o Superintendente Técnico da ABCBRH, Dr. Silvano Valoto todos os animais no Brasil que são registrados e que realizam o Controle Leiteiro participam da premiação. “Esse reconhecimento valoriza o animal e o rebanho, aumenta a visibilidade da propriedade, aumenta o potencial genético para inovação no rebanho, entre outros benéficos”, comenta Dr. Silvano.
É importante ressaltar que o título é concedido à vaca que alcançar produção máxima de leite, em sua divisão, classe de idade e categoria.
FAZENDA FRANKANNA AGROPECUARIA LTDA
O Superintendente Técnico da ABCBRH Dr. Silvano Valoto, o Presidente da ABCBRH Armando Rabbers com Luis Fernando Moroz e o Presidente do CDT Dr. Hilton Silveira Ribeiro
RONALD RABBERS E/OU HENRIETA A. V. P. RABBERS
Dr. Silvano Valoto, Armando Rabbers, Hans Jan Groenwold com Ronald Rabbers e Dr. Hilton Silveira Ribeiro
RONALD S. ELGERSMA E/OU NICOLAAS A. ELGERSMA
Ronald Elgersma com Dr. Hilton Silveira Ribeiro
OS ASSOCIADOS TEUNIS JAN E JOHN HERMAN GROENWOLD e RAPHAEL CORNELIS HOOGERHEIDE TAMBÉM SÃO RECORDISTAS NACIONAIS 2023.
CRITÉRIOS PARA SER RECORDISTA NACIONAL
- Animal com registro genealógico;
- Animal em controle leiteiro oficial;
- Animal que alcançar produção máxima de leite, em uma lactação de 305 e/ou 365 dias, de acordo com sua classe de idade e categoria.
- Título de LM (Livro de Mérito) para lactações de 365 dias. É o título a vaca que alcançar ou superior, em uma lactação, o mínimo de produção de leite e gordura, de acordo com a Tabela de LM vigente (De acordo com
a idade ao parto). - Título de LE (Livro de Escol) para lactações até 305 dias. É o título de eficiência produtiva e reprodutiva concedido à vaca que obtenha LM, e tenha uma nova parição dentro do intervalo máximo de partos de 427 dias.