ÍNDICE ECONÔMICO DE VACAS: TRANSFORMANDO NÚMEROS EM LUCRO

By Dra. Nayara Gabriela dos Santos | Médica Veterinária

Por meio do propósito em apoiar produtores, técnicos e indústrias em diferentes áreas da cadeia produtiva leiteira, a APCBRH desenvolveu o Índice Econômico de Vacas, uma ferramenta que une indicadores zootécnicos e econômicos, analisando individualmente os animais e transformando os números da fazenda em informações úteis para a gestão. A ideia é simples: organizar dados de produção, custos e receitas, e apresentá-los de forma clara para que o produtor saiba exatamente onde está ganhando e onde pode melhorar.

Essa nova ferramenta, por meio de cálculos automatizados, gera dois principais indicadores econômicos: RMCA (receita menos custo alimentar) eMCSCA (margem de contribuição sobre o custo alimentar). Esses indicadores representam o quanto cada vaca gera de receita e contribui para cobrir os demais custos variáveis, os custos fixos e gerar o lucro final, sendo cruciais para a rentabilidade da produção.

Para realizar estes cálculos, são analisadas duas importantes variáveis: custos e receita. Os custos consideram exclusivamente a alimentação, pois esta representa um dos principais componentes dos custos de produção, variando entre 40 e 60%, podendo se elevar à medida em que se busca aumentar a produtividade dos animais.Já a receita considera o valor arrecadado com a venda do leite, incluindo também as bonificações por sólidos agregadas ao preço base.

Para unir essas variáveis e gerar os indicadores econômicos, basta que o produtor forneça alguns dados simples sobre seus custos e bonificações e, com isso, unimos estas informações ao desempenho individual dos animais,por meio do controle leiteiro, e geramos os indicadores finais de forma automatizada e sem a necessidade de cálculos manuais.

Na prática, a ferramenta permite que o produtor compare o desempenho individual dos animais, identificando vacas ineficientes, propiciando decisões mais assertivas sobre o manejo, além de auxiliar no planejamento da propriedade, direcionando recursos e investimentos e reduzindo desperdícios. Para solicitar a liberação da ferramenta ou em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.