APCBRH e ADAPAR firmam parceria para fortalecer a cadeia leiteira do Paraná

Iniciativa conjunta prevê sistema informatizado, exames avançados e medidas de biosseguridade para impulsionar a pecuária leiteira paranaense

A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) deram um passo importante para o futuro da pecuária leiteira no Estado. Em reunião da Diretoria da APCBRH, realizada em 26 de agosto, em Curitiba, lideranças políticas e técnicas discutiram iniciativas que devem ampliar a competitividade, a biosseguridade e as oportunidades de mercado para os produtores de leite paranaenses.

O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Anibelli Neto (presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná), Jairo Tamura, Luis Corti e Wilmar Reichembach, além do secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara. Representando a Adapar, participaram o diretor-presidente Otamir César Martins, o gerente de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias, e o chefe de gabinete, Horácio Slongo.

O presidente da APCBRH, João Guilherme Brenner,considera a parceria entre a APCBRH e a Adapar um marco para a pecuária leiteira do Paraná. “Essa parceria representa uma soma de esforços conjuntos aliando conhecimento técnico, inovação e responsabilidade sanitária em benefício de toda a cadeia produtiva. Estamos construindo um sistema mais sólido, que amplia a competitividade, garante qualidade e abre novas oportunidades de mercado para o leite paranaense, reafirmando o compromisso do nosso Estado com a produção sustentável e com a segurança alimentar da sociedade”, apontou Brenner.

Durante a reunião, o superintendente da APCBRH, Altair Antonio Valloto, apresentou um projeto inovador que prevê a criação de um sistema informatizado para reunir um banco de dados, gerenciar informações e implementar controle e rastreabilidade nas propriedades leiteiras. “Este projeto trará um futuro de inúmeras possibilidades, principalmente no que se refere à biosseguridade das propriedades, ampliando e oferecendo diferencial para a abertura de novos mercados de exportação de leite”, destacou Valloto.

Na ocasião, a Adapar também anunciou que a APCBRH/Parleite será o primeiro laboratório credenciado no Paraná a realizar exames complementares de tuberculose por meio do teste ELISA. Segundo o diretor-presidente da Agência, Otamir César Martins, trata-se de uma ferramenta estratégica para diagnóstico, monitoramento e controle da doença nos rebanhos. “Futuramente, também estaremos avançando para o monitoramento da brucelose, por meio de amostras de tanque de leite, possibilitando uma economia de mais de R$ 19 milhões para os produtores de leite anualmente”, afirmou Martins.

Para o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, o Paraná vive um momento histórico na pecuária leiteira. “Estamos unindo tecnologia, gestão e biosseguridade para estruturar um sistema sólido de sanidade animal, capaz de garantir competitividade, sustentabilidade e segurança alimentar. Esse alinhamento entre o setor produtivo e o governo é fundamental para o êxito deste projeto”, ressaltou.

Os representantes e gestores públicos estaduais se pronunciaram e parabenizaram a Associação pelo trabalho em prol dos produtores de leite, que já transcende o âmbito estadual. “Foi um momento de diálogo construtivo, no qual consolidamos parcerias que contribuirão para levar ainda mais avanços aos nossos criadores. Seguiremos empenhados em promover o desenvolvimento do setor e em projetar o futuro”, concluiu o superintendente da APCBRH, Altair Antonio Valloto.